Pular para o conteúdo principal

MHNJB: Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau

 .   

    Durante a visita ao Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), a turma foi dividida em 3 grupos a fim de dinamizar a realização das atividades propostas. O ambiente é bastante arborizado e, portanto, é rico em sombras (e aranhas, infelizmente) e frio.

    A primeira atividade feita foi o desenho de observação (disponível em outro post no blog). Foi difícil desviar das aranhas, mas a paisagem escolhida valeu a pena. Foi utilizado o método "hang loose" para medição do desenho.

    Em seguida, foi visitada uma exposição de arqueologia. Os guias forneceram informações sobre métodos de pesquisa e investigação, o que ajudou no entendimento e na imersão do tema. A parte que mais me impressionou foi os exemplares de flechas, os quais me levaram a refletir profundamente sobre a habilidade inventiva de nossos antepassados e sua capacidade de se adaptar às restrições ambientais. Em resumo, ter sido acompanhado pelos guias contribuiu significativamente à compreensão, resultando em uma experiência de reflexão, principalmente em relação à questão da engenhosidade humana.

    Por fim, o Presépio de Pipiripau trás uma proposta e uma cosmovisão diferente. Contrastando com a abordagem científica da exposição supracitada, há uma riqueza em elementos artísticos, artesanais e bíblicos na obra. O presépio carrega diversas referências tanto sobre a história de Jesus Cristo, quanto sobre a cidade de Belo Horizonte, além de destacar-se pela sincronia dos movimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Storyboard: Stop motion

 

Desenho de observação utilizando método de medição

      Este desenho desenho de observação foi feito por meio de um método de medição apresentado em sala pelo professor Mateus Rosada, que consiste em esticar o braço e usar a distancia entre o dedo mindinho e o polegar (normalmente, com o sinal hang loose ou alguma fração) para medir o espaçamento da paisagem com um olhar bidimensional.