.
Esta é uma imagem gerada por IA:
Foi utilizado um site chamado NightCafe AI, o qual, a partir de um prompt (comando descritivo), interpretou-o e usou de seu banco de referências para gerar uma imagem que se aproximasse da instrução dada. No caso dessa imagem, o prompt foi: "Ambiente luxuoso e iluminado que traz sensação de acrofobia, movimento e misticismo com altos contrastes entre luz e sombra".
Apesar do resultado interessante e até bonito, esse não foi o primeiro teste do meu grupo. Outras tentativas foram feitas (mal sucedidas, no geral). Eis 2 exemplos e seus respectivos problemas:
Essa foi uma tentativa da IA de gerar uma paisagem urbana. No entanto, além de certos edifícios estarem meio tortos, um deles está invadindo a pista de trânsito, explicitando, assim, certa imprecisão. Para ser justo, acho que essa foi a imagem que melhor representou a instrução dada, apesar de seus defeitos pontuais.
Já essa aqui, não atendeu as instruções de "Ambiente luxuoso", "sensação de acrofobia" e nem "altos contrastes de luz e sombra". Ainda, vale destacar a falha grotesca da IA em representar as pessoas da imagem (principalmente, seus rostos). A partir desse e outros exemplos dados pelos grupos em sala de aula, pude concluir sua maior dificuldade em gerar imagens de seres vivos (desproporção, irregularidade anatômica ou até mesmo estereotipação e falta de representatividade), quando em comparação à formação de paisagens.
Para formulação do prompt, o grupo se inspirou em 4 fotografias, cada uma tirada por um profissional diferente. Segue a lista com seus respetivos autores e elementos selecionados para pôr no prompt:
Nair Benedicto
A misticidade dessa foto, causada principalmente pela borda luminosa de cor roxa, foi o elemento que motivou o trecho "misticismo" no prompt.
Letizia Battaglia
László Moholy-Nagy
Essa é fácil! A "sensação de acrofobia" mostra-se marcante devido à profundidade e o ângulo inclinado da fotografia.
Comentários
Postar um comentário